Os campos destinados à produção de sementes de arroz na propriedade Águas Claras, em Uruguaiana, foram vitrine para demonstrações do desempenho de variedades desenvolvidas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), nesta quarta-feira (18/12). Em uma manhã de campo, organizada pelo Grupo Arns em parceria com a autarquia, participaram produtores de Uruguaiana, Itaqui, São Borja, Alegrete e Barra do Quaraí.
Além de apresentarem as características das cultivares 424 RI, 432, 426 CL e 431 CL, o corpo técnico do Irga enfatizou a importância do uso de sementes certificadas para que o produtor consiga trabalhar com níveis diferenciados de produtividade em sua lavoura. Estiveram presentes os pesquisadores e técnicos do Irga Danielle Almeida, Oneides Antônio Avozani, Cleiton José Ramão, Alessandro Saucedo Rubim, Marcelo Gravina de Moraes, além da diretora técnica Flávia Tomita.
Atualmente, o Grupo Arns multiplica em seus campos duas variedades de sementes do Irga, a 424 RI - que atualmente cobre cerca de 75% da área plantada na Fronteira Oeste do Estado - e a 431 CL, material de ciclo precoce, que tem chamado atenção pela produtividade e qualidade de grãos quando aplicado o pacote tecnológico adequado.
“O dia de campo é uma atividade tradicional na nossa propriedade e desta vez foi ainda mais relevante para demonstrar todo o cuidado e capricho que temos no cultivo das sementes, a fim de entregar ao mercado uma solução certificada de extrema qualidade”’, destaca o agrônomo e sócio do Grupo Arns, Fernando Arns. A empresa familiar se organiza para ampliar a oferta de sementes ao mercado a partir da safra 2025/2026. O primeiro lote do produto, em baixa escala, foi vendido no ciclo 2024/2025.
Arns avalia que o dia de campo foi bastante positivo, por agregar conhecimento a todo o grupo presente. “Buscamos sempre falar de produtor para produtor, conhecer as reais necessidades dos arrozeiros e estar integrados ao setor de pesquisa que proporciona os melhoramentos necessários para a evolução das nossas safras e da produção de alimentos no Rio Grande do Sul”, afirma.
O presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, Ariosto de Macedo Pons Neto, disse que eventos como o proporcionado pelo Grupo Arns ajudam o produtor a verificar as tecnologias disponíveis e o que ainda pode ser feito em termos de manejo para controle de doenças que afetam a lavoura de arroz. “Foi uma manhã de campo muito produtiva. Muitos produtores participaram e, com certeza, o empreendimento da família Arns voltado à produção de sementes terá muito sucesso e será de grande valor para a cidade e para a lavoura arrozeira de Uruguaiana”, destaca Pons.
Além do IRGA, o evento contou com o apoio da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí e das empresas Agrovit, Arnstronic e 3Tentos.
Comments